sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Canadá oferece oportunidades de trabalho e estudo. Confira!

[Trecho da reportagem publicada em 29/08/2007 no site da Universi Brasil]

País oferece oportunidades de trabalho e estudo. Confira!

Jovens recém-formados, em sua maioria, decepcionados com a falta de oportunidades de emprego no país engrossam as estatísticas dos brasileiros que migram para o exterior em busca de melhor qualidade de vida e realização profissional. Ocorre que, fora do país, são poucos os que conseguem atuar em sua área de formação por conta do perfil das vagas destinadas aos estrangeiros, quase sempre restritas a serviços como: baby-sitter, garçom, barman, etc.
Há, porém, uma novidade para quem pretende alçar vôos mais altos fora do Brasil sem abandonar a carreira escolhida ainda em terras brasileiras. O Canadá é um dos países que oferece aos estrangeiros a chance de encontrar oportunidades de emprego em sua área de formação, além de oferecer a qualidade de vida de um país que tem um dos menores índices de criminalidade do mundo.
A província do Quebec, por exemplo, é um dos destinos promissores para estrangeiros que querem fazer a vida no Canadá. Segundo a agente de imigração da província de Quebec, Soraia Tandel, graças a uma economia que cresce mais do que a população local e, portanto, à falta de mão-de-obra qualificada, há uma política para buscar profissionais estrangeiros a fim de garantir a continuidade de seu crescimento. Mas não é só a necessidade de bons profissionais que faz com que Quebec venha abrindo suas portas para os estrangeiros. Segundo Soraia, há uma valorização muito forte da multiculturalidade na região. Os canadenses que vivem em Quebec não só a consideram importante, como viabilizam o acesso de outras culturas à província.

Quem pode ir?
O perfil desejado dos candidatos estrangeiros são profissionais que falem francês ou demonstrem interesse em aprender a língua oficial em Quebec. Para quem ainda não fala francês fluente, o governo oferece um curso de mil horas do idioma. O objetivo é viabilizar a ida do candidato ao país, além de garantir condições para que ele exerça sua profissão com qualidade.
Jovens até 35 anos de idade têm mais chance de conquistar uma colocação em Quebec, especialmente se apresentarem experiência profissional prévia em sua área de formação. "Jovens que exerceram sua profissão no Brasil e migram para o Quebec têm ótimas chances de conquistar uma colocação profissional na área", diz.
A contratação dos estrageiros é feita assim que eles chegam ao país. Ainda desempregados, os candidatos chegam a Quebec e lá mesmo recebem orientações do ministério da imigração sobre onde buscar emprego de acordo com seu perfil profissional. O processo, no entanto, tende a ser rápido. "O ministério é quem dá toda a assistência na área de Recursos Humanos. A ajuda vai desde a criação do currículo e a carta de apresentação até seu envio para a disputa de uma vaga", explica a agente de imigração.
Segundo Soraia, Quebec oferece boas oportunidades de trabalho para todas as áreas do conhecimento, tendo um número maior de ofertas para dentistas, engenheiros, matemáticos, químicos e assistentes sociais, esta última, área pouco promissora no Brasil. Para se ter uma idéia, um dentista pode ganhar cerca de US$ 100 mil dólares por ano, já os profissionais de Engenharia chegam a receber US$ 55 mil dólares por ano.
Quem tem medo da adaptação pode ficar tranqüilo, embora estar em um país diferente gere uma série de inseguranças, Soraia destaca que o povo canadense da província de Quebec é muito receptivo, especialmente com brasileiros. "Os brasileitos têm fama de serem trabalhadores, além de muito simpáticos, por isso são muito queridos em Quebec", ressalta.
O frio pode atrapalhar um pouco os brasileiros recém-chegados. No inverno, as temperaturas podem chegar a - 20Cº. No entanto, tanto as casas, escritórios como estações e trens de metrô e até mesmo os ônibus possuem calefação para garantir um clima mais ameno do que nas ruas de Quebec. "A cidade é completamente preparada para o frio, ninguém precisa se assustar achando que não vai conseguir se adaptar ao clima", lembra Soraia. Ainda assim, a agente de imigração que é brasileira e migrou para o Canadá por meio do programa de imigração de Quebec, conta que os dias são bem ensolarados e qualquer brasileiro pode se dar muito bem por lá. "Eu sou a prova viva de que dá certo", brinca.
É importante destacar que, após três anos no Canadá, o profissional pode requerer cidadania do país. Não é preciso abdicar dos direitos de cidadão brasileiro, somente entrar com pedido para obter dupla cidadania. "É outra vantagem de vir trabalhar no país", reforça a agente de imigração.
Quem ficou interessado pode obter mais informações sobre trabalho no Canadá conferindo as palestras a serem realizadas no Brasil pelo escritório de imigração de Quebec. No final do mês de agosto e começo do mês de setembro, ocorrerão diversas palestras nas principais capitais brasileiras, entre elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte. Para participar o candidato deve acessar o site www.imigracao-quebec.ca e efetuar sua inscrição.

Oportunidades de estudo no Canadá
Quem pretende investir em um intercâmbio e ou mesmo em uma graduação no Canadá também pode se preparar e conferir boas oportunidades na Educanadá, feira de intercâmbio que será realizada em deiferentes capitais do Brasil entre os dias 15 e 22 de setembro. A feira trará especialistas no sistema educacional canadense, além de representações das principais escolas, universidades e centro de ensino de idiomas do Canadá para contar como é a vida de um estudante naquele país.
A polícia federal e o consulado canadense também participarão do evento auxiliando o público com informações sobre como migrar legalmente para o país. Além disso, agências de intercâmbio terão stands a sua disposição para auxiliá-lo com informações sobre matrícula e acomodação no Canadá. Para saber mais sobre a feira acesse o site www.educanada.com.br. A entrada é franca.
Vale lembrar que se você mantiver vínculo com alguma universidade brasileira, tanto na graduação como na pós-graduação, vale procurar o departamento de relações internacionais de sua instituição e verificar se há algum convênio com alguma instituição de Ensino Superior canadense. Muitas instituições mantêm acordos para graduação sanduíche, em que o estudante começa a estudar aqui e pode concluir parte de seus estudos no exterior. Além disso, há convênios dos departamentos de pós-graduação das universidades brasileiras que propiciam a oportunidade de realizar estudos em outros países.

Bolsas de estudo no Canadá
Agências de fomento à pesquisa como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) oferecem bolsas de estudo para estudantes ligados a programas de pós-graduação que estejam interessados em obter uma experiência internacional. Vale consultar os calendários sobre cada uma das modalidades de bolsas disponíveis e descobrir se alguma delas se enquadra no seu perfil e contempla estudos em instituições de Ensino Superior canadenses.
O governo do Canadá também oferece programas de bolsas para estrangeiros. Todo ano, são contemplados de dez a quinze candidatos pelos programas. Este ano, as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 16 de novembro de 2007 (sendo essa a data limite para o envio, comprovada pelo carimbo dos Correios).
Vale lembrar que, independente do programa escolhido, os candidatos interessados devem ter proficiência em inglês ou francês.

Para conferir a reportagem na íntegra acesse: http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=14306

Nenhum comentário: