segunda-feira, 27 de agosto de 2007

PLANEJAMENTO!

Essa é a palavra que mais utilizamos enquanto estamos no Brasil e sonhamos com o Canadá. Como convivo diariamente com essa palavrinha martelando o meu cérebro (trabalho com planejamento logístico), sei que muitas vezes as coisas não saem como esperamos, porém sei que diminuímos bastante a possibilidade de falhas quando o planejamento é feito com antecedência e acompanhamento dos fatos que podem influenciá-lo.

Bom, eu divido meu planejamento para o processo de imigração para o Canadá em três etapas: CURTO PRAZO (próximos 12 meses), MÉDIO PRAZO (os seguintes 18 anos após o cumprimento do curto prazo) e LONGO PRAZO (os seguintes 3 anos após o cumprimento do médio prazo).

CURTO PRAZO: São metas não tão relacionadas com o Canadá, mas que, com certeza, me darão suporte ao cumprimento das outras etapas: terminar meu TCC e concluir a faculdade e quitar a maioria das mias contas, e continuar treinando meu inglês através de podcasts até dez/07; Tirar o passaporte Mercosul, iniciar aulas particulares de inglês para me familiarizar com o idioma, viajar e fazer um mês de curso super intensivo na ILAC em Toronto (e conhecer de perto o Canadá para decretá-lo ou não como Projeto de Vida) até ago/08; Prestar e passar na prova do IELTS com a maior média possível e necessária ser aprovado pelo consulado Canadense e Aplicar/Iniciar o processo de imigração para o Canadá.

MÉDIO PRAZO: Esse é o famoso tempo de longa espera, mas pretendo usar esse “tempinho” para juntar dinheiro, planejar melhor os próximos passos, e me preparar ao máximo para quando o pedido de exames médicos e documentação chegar.

LONGO PRAZO: Sei que é difícil enxergar uma etapa tão distante, mas eu projeto (claro que sem saber os fatores que influenciarão essa etapa e meio que imaginando um mundo perfeito) me adaptar suficientemente ao Canadá em mais ou menos 1 ano (arrumar emprego, moradia, estabilizar a vida no geral), para nos 2 anos seguintes tentar fazer uma pós-graduação ou um mestrado. Após esse 3 anos de Canadá, suficientes para pedir a cidadania canadense, tomar a decisão: Ficar no Canadá ou voltar para o Brasil.


Bom, acho que escrevi demais, mas infelizmente é a única coisa que eu posso fazer para viver, mesmo que de longe, esse meu sonho.

Será que esse planejamento é tão difícil de cumprir??? Só o tempo irá dizer (mas eu vou dar uma “forçona” ao tempo para que ele me responda um SIM)!!!

Abraços.

2 comentários:

Sandro e Família disse...

Parabéns pelo blog e pelo planejamento que descreveu no post.
Tomara que tudo corra dentro do previsto e que o projeto de viver no Canadá se torne uma realidade.

Abração

K disse...

Poxa! Haja planejamento, hein? Espero que tudo saia dentro dele... e que vocês aguentem a ansiedade sem acabar com as unhas :)

Sds,

Camila.